quarta-feira, 23 de abril de 2008

NO NORDESTE NÃO FALTA ÁGUA, FALTA JUSTIÇA!

Vou começar meu novo post com uma frase muito forte, que me chamou bastante atenção, de D. José Rodrigues, ex-bispo da Diocese de Juazeiro-BA: No Nordeste não falta água, falta justiça! Nesse sentido decidi refletir um pouco, apesar do conhecimento mínimo, sobre a Trasnposição do Velho Chico. Falarei de um sentimento meu diante de algumas discussões já vivenciadas.

Sou a favor da transposição do rio, acho que o povo nordestino merece essa chance de viver com menos miséria, relativas a falta de água; a seca. O percentual que será desviado, pelo que me consta, é de apenas 2% do que é desaguado no mar, sei que desviar o rio da rota natural envolve aspectos positivos e negativos, vantagens e desvantagens...mas sou a favor da vida, e só quem sente sede sabe das dificuldades enfrentadas pela falta de água em alguns estados do Nordeste. O povo sofrido dos cariris e sertões precisam desse empenho, dessa oportunidade de vida nova.

Muitas pessoas são contra a transposição, e justifiam essa posição, graças a políticos corruptos que usaram a seca do Nordeste como bandeira política, e no decorrer dos anos anunciaram propostas para a resolução do problema que não foram executadas, e sim, engavetadas. A frase do bispo ressalta muito bem esse sentimento de descaso que o povo nordestino vive...ausência de justiça.

A rigor, não falta água no Nordeste, faltam soluções para resolver a sua má distribuição, e as dificuldades de seu aproveitamento. É nesse sentido que creio que a transposição beneficiará o povo sofrido, vítima da falta de água. O Nordeste é viável. Seus maiores problemas são provenientes mais da ação ou omissão dos homens e da concepção da sociedade que foi implantada, do que propriamente das secas de que é vítima.
Bom, essa é minha humilde opinião...meu objetivo é colaborar na discussão sobre este importante e urgente tema.


Nenhum comentário: