quarta-feira, 2 de abril de 2008

"ME CANSEI DE LERO, LERO..."

Estou fazendo um curso à distância muito bom sobre Controle Social, pela Escola de Administração Fazendária - ESAF, e hoje me veio como atividade o seguinte questionamento: O que posso fazer para superar os obstáculos ao exercício da democracia participativa em nosso país? Será que alguém que visita o blog pode me ajudar a responder?
Nossa cidade já respira política...graças a meu pai acordo todos os dias com o som nas alturas nos noticiários, e para minha tristeza constato que já começa o show de baixarias e agressões... aqueles que se dispõem a encarar a maratona eleitoral parece que não conhecem qual a sua verdadeira missão: REPRESENTAR O POVO; nós cedemos esse direito a eles.
São poucos os políticos por vocação, muitos fazem da política profissão e é por isso que acontecem tantas falcatruas e corrupções, pessoas erradas nos lugares que não lhe cabem. E como temos exemplos, não só aqui em Campina, mas em todo Brasil. E isso não é de hoje, nossa!!!...o próprio Santo Agostinho há mais de 1.500 anos disse: “Que são as quadrilhas de ladrões senão pequenos reinos? Pois a quadrilha é formada por homens. É governada pela autoridade de um príncipe. É mantido coeso por um contrato social. E os produtos da roubalheira são divididos segundo leis aceitas por todos. Se, pela inércia dos homens fracos este mal cresce ao ponto de se apropriar de lugares, apossar-se de cidades e subjugar populações, ele passa a ter o nome de reino, porque agora ele realmente o é, não pela eliminação da cobiça, mas porque a ela foi acrescentada a impunidade.”
Olha aí...temos a nossa grande parcela de culpa nesse processo. Não agimos como fiscais do nosso governo, não cobramos as promessas que são feitas nas campanhas...deixamos nos enganar por belos sorrisos e simpatia, e pasmem, muitos ainda se vendem por míseros trocados.
Nossa "arma" é o nosso voto, analisemos as propostas, sejamos participativos...todos nós somos chamados à política, afinal de contas é a nossa vida, nosso bem-estar, saúde... que estão em jogo. Você vai ficar de braços cruzados vendo "a banda passar"? Eu mesmo não...quero mesmo é participar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ana também faço o mesmo curso, dê uma lida no artigo SOCIEDADE
Revista Época

Por que o brasileiro não reclama?
Porque ele acredita que, se ninguém reage, é melhor ele também não reagir. Essa é a conclusão de um novo estudo sobre a notória passividade nacional
MARTHA MENDONÇA E RONALD FREITAS
e vc vai obter boas informações sobre a pergunta. Boa sorte