sexta-feira, 25 de abril de 2008

O JULGAMENTO DA JUSTIÇA PARALELA

Quem disse que a justiça no Brasil não funciona??? Depende do seu ponto de vista, e de que tipo de organização você está ligado. Na aula de Constitucional, nosso Professor Antonio Marco, nos encaminhou essa atividade: assistir ao vídeo e tecer um comentário; vou partilhar com vocês, tá.
Sabemos que a justiça comum é morosa, de difícil acesso as camadas mais necessitadas, mas é o meio lícito que nós cidadãos temos para buscar a solução de nossos problemas; a realização plena dos nossos direitos.
Porém, também é constatado que existe um grupo de bandidos que aplica a “justiça” de acordo com os seus princípios, julgando, sentenciado e condenando. Neste sentido, coloco como exemplo o PCC, facção criminosa que anda assumindo um papel que deveria ser efetuado pela polícia e pelo judiciário. No vídeo assistido em sala de aula, identificamos a atuação dessa JUSTIÇA PARALELA, quando por teleconferência sete bandidos, tomando como exemplo os tribunais, condenam a morte o assassino do pedreiro, morto após uma discussão com uns jovens. O irmão da vítima, um ex-presidiário, é que vai em busca desses “fora-da-lei”, exigindo justiça, e uma semana após o crime começa o julgamento. A sentença dada ao assassino é a pena de morte.
É chocante o vídeo e muito real, a própria população, mesmo aqueles que não são ligados a facção, vão em busca da resolução dos seus casos com o PCC por desacreditar no poder Judiciário. Este é o retrato de um país que possui uma cultura jurídica reacionária. A justiça deles é implacável, um condenado, aquele que sai com vida, dificilmente volta a cometer um crime, pois sabe que não terá uma segunda chance.
Tudo isso é causa da ineficiência das penalidades, as pessoas começam a criar seus próprios mecanismos de defesa, e isso é um perigo para o Estado.

Segue abaixo a reportagem sobre o julgamento da Justiça Paralela e o PCC...Assista o vídeo, muito interessante.

Nenhum comentário: